É comum, quando acompanhamos time amadores da base, observamos pais exaltados com seus filhos, sempre fazendo coisas absurdas. Essas atitudes podem prejudicar seu filho, pois, com o passar do tempo, ele pode cansar desse ambiente de pressão. Às vezes, inclusive, pode optar por desistir da carreira de futebol.

Existe pais que também ofendem os treinadores. É importante se colocar no lugar do treinador, que logo perceberá que está sendo ofendido pelo pai do seu atleta. Essas atitudes, sem dúvidas, podem prejudicar a carreira do seu filho, portanto é necessário controlar as emoções.

Também não é legal insultar os colegas de time do seu filho. Você iria gostar de ver outros pais ofendendo seu filho? Esse tipo de situação, que não resolve nada, desgasta sua imagem e a do seu filho. Sem contar que algumas pessoas podem acabar atingindo seu filho por causa das suas ações.

Não fique dizendo que seu filho é o melhor do time. Caso ele seja diferenciado, superando os outros atletas da base, não precisa menosprezar os outros atletas e pais.

No fim dos jogos, antes de querer corrigir seu filho e criticar, talvez por um gol que ele perdeu ou uma jogada que deixou de fazer, apenas elogie o desempenho em algum determinado momento da partida. Feedbacks são importantes, sim, mas deixe para momentos apropriados. Depois da partida, ele mesmo deve estar se cobrando e, sem dúvidas, estará com a cabeça quente. É melhor optar por não falar nada do que criticá-lo.