É muito comum os atletas, quando encontram dificuldades e, consequentemente, não conseguem alcançar seus objetivos, achar que isso pode estar ligado a falta de um empresário. Quando eu jogava profissionalmente, imaginava que se tivesse um empresário também teria sucesso na carreira. Mas, com o passar do tempo, percebi que não é assim que funciona. Então, separei sete dicas para lhe ajudar a conseguir mais oportunidades.

Antes de ir para as dicas, porém, é importante explicar o conceito: o empresário busca o jogador diferenciado, que está se detacando, surpreendendo em todos os aspectos. Então, não adianta o próprio atleta ir atrás do empresário. É necessário se preocupar em produzir e se posicionar para que o empresário fique interessado…

O empresário, normalmente, busca o jogador que, sozinho, conseguiria chegar por causa da sua habilidade e qualidade. A diferença de ter um bom empresário, no caso, é que ele vai potencializar os negócios. Ele é um representante e, como representante, conseguira gerar novas oportunidades para seu cliente, sempre buscando melhorar seus contratos. Mas, quando está iniciando a carreira, é possível fazer isso sozinho, desde que tenha bons desempenhos e estratégias.

Então, seguiremos para as setes dicas abaixo. Confira:

  1. Busque uma Escolinha ou Centro de Treinamento que faz o redirecionamento para clubes, porque existe algumas que apenas quer ganhar dinheiro com a mensalidade, pensando apenas no lado financeiro. No entanto, existe algumas que não visa apenas o lado da grana, mas também busca redirecionar o atleta para clubes de futebol. Então, verifique se não está treinando numa Escolinha que não faz o encaminhamento e, caso realmente deseje ser um jogador de futebol, será necessário sair deste local e ir para outro que faça este trabalho.

  2. É fundamental multiplicar seus contatos, seja pelas redes sociais ou por onde passar. Faça novas amizades e crie vínculos para conseguir oportunidades através delas.

  3. Relacionamento interpessoal. Por que é importante o relacionamento interpessoal? As pessoas que gostam de você tendem a ajudá-lo, é natural. Ainda mais se você não for um jogador fora da curva, onde todos buscam seu trabalho,  é necessáro ser uma pessoa carismática. Isso pode lhe ajudar bastante…

  4. O comportamento mental é fundamental. Antes eu falei dos empresários. Não posso dizer que não existe esquema, corrupção. Não posso deixar de falar isso porque de fato existe. Entretanto, não podemos ficar concentrado neste problema. Ficar preocupado com esses problemas enfraquece seus resultados dentro de campo. Além do mas, será impossível mudar o mercado e a visão de alguns clubes, que trabalham dessa forma no Brasil e no mundo. Então, se desvincule do clube que não está lhe dando oportunidades, ou não valoriza seu trabalho, e procure os times que trabalham com a ética, provavelmente conseguirá melhores resultados.

  5. Cada partida que for fazer, cada treino é necessário encarrar como uma oportunidade única. Eu, que frequento bastante clubes e estádios de futebol, posso garantir que em todos os lugares encontro pessoas ligadas ao mundo do futebol, seja olheiros, treinadores, empresários … sempre terá alguém observando. Então, às vezes, você pode disputar uma partida e ninguém é chamado, nem você e nenhum dos seus amigos. Quando isso acontece é porque não despertou interesse, talvez até jogando bem. Faça jogadas que chama atenção das pessoas que estavam observando, é fundamental criar jogadas diferentes. Cada treino é preciso fazer o seu melhor. Lembre-se que, naquele momento de treino, está tendo uma oportunidade de ser cada vez melhor.

  6. Faça metas de desempenho. É importante fazer metas de gols, assistências ou que sejam relevantes para sua posição. Quando o atleta faz suas próprias metas, não se preocupa em apenas fazer gols. Ou seja, se preocupa em trazer resultados também. Para goleiros, por exemplo, uma meta ideal será de ficar uma quantidade de partidas sem sofrer gols. Claro que essas metas são deferentes em cada posição. Então, faça suas metas e comece a executá-las, porque isso irá  impulsionar o seu desempenho dentro de campo. 

  7. Nós vivemos em um mundo moderno onde a tecnologia chegou para ficar e ajudar. Então, é imprescindível o atleta ter um DVD com suas melhores jogadas, porque, se tiver seu vídeo, conseguirá divulgar seu talento para todas as partes do mundo, seja pelo WhatsApp ou redes sociais. Então,  pode passar seu o link para amigos, jogadores ou presidentes de clubes. Isso, sem dúvidas, pode e vai gerar oportunidades.