7 dicas que pode lhe ajudar na decisão da escolha da Escolinha de Futebol para seu filho, confira:

  1. A primeira dica é sobre a proximidade, localização. Mas por que é fundamental seu filho treinar numa Escolinha que seja próxima ou de fácil acesso? Com o passar do tempo, pode se tornar muito cansativo para você ficar levando seu filho. É necessário pensar que essa rotina pode durar anos e, talvez hoje você consiga levá-lo, mas, com o passar do tempo, pode se tornar um problema significativo. A localização é fundamental.

  2. Verificar se o ambiente é familiar, seguro e agradável. Por quê? Imagine que, certo dia, você vai levar seu filho para o treino, mas, nesse dia, está frio e chovendo. O problema, no caso, é que não tem lugar para você ficar, portanto será obrigado a ficar na chuva e com frio. Eu recomendo você procurar uma Escolinha que tenha um local coberto e de preferência que tenha uma cantina, seja para comer alguma coisa ou passar tempo. Também leve em consideração se é um local seguro, onde você poderá ficar esperando sem passar por problemas.

  3. A referência e histórico da Escolinha é fundamental. É assim que você deve encontrar ela, seja por indicação ou por referências nas redes sociais. No primeiro dia, não leve seu filho. Faça uma visita e converse com os outros pais, sempre buscando saber informações sobre os professores e seus fundamentos. Leve uma listinha com todas estas anotações. Por que tudo isso? Essas informações servem para lhe dar segurança em deixar seu filho nesse local até mais tarde, talvez em um dia que você não consiga buscá-lo no horário estipulado.

  4. Certifique-se que os professores são habilitados, preparados. Verifique se eles são ex-jogadores de futebol ou formados em educação física. Essas informações são fundamentais, porque seu filho precisa treinar com pessoas que entendem o que estão fazendo. E, caso seja dessa forma, seu filho conseguirá evoluir, apenas em um ambiente que tenha ex-jogadores ou profissionais da educação física. O ex-jogador de futebol já passou por tudo o que seu filho vai passar e, por este motivo, conseguirá ensiná-lo com mais facilidade. Ele também vai passar exercícios adequados para seu filho e não vai sobrecarregá-lo.

  5. Os feedbacks são bastante importantes. Eles devem ser referentes a evolução do seu filho, seja na parte técnica, física e psicológica. Caso o seu sonho e do seu filho seja se tornar um jogador de futebol profissional, é necessário que ele esteja evoluindo constantemente.

  6. Um dos principais requisitos para quem tem a meta em seguir a carreira é saber se a Escolinha faz redirecionamento para clubes. Existe Escolinhas que fazem diversos amistosos com Clubes de Categoria de Base, com objetivo de que algum dos seus alunos seja aprovado. Seu filho, nesses jogos, conseguirá evoluir bastante, jogando contra os melhores jogadores da cidade e talvez do país. Em outros casos, a Escolinha convida observadores para assistir seus atletas, para avaliar se algum está apto para seguir para a categoria de base do clube profissional.

  7. A Escolinha tem que disputar campeonatos. Quantos mais campeonatos seu filho disputar será melhor para seu desenvolvimento. É importante também verificar se a escolinha consegue chegar nas finais, pois, quando mais títulos e finais a escola disputa, significa que os professores estão fazendo e/ou realizando um bom trabalho de preparação. Além do mais, quanto mais finais a equipe disputa, consegue melhores atletas e chama atenção de olheiros. Seu filho, jogando com os melhores garotos, conseguirá evoluir cada vez mais, sem contar que aumentará as chances de entrar para um clube profissional.