Não existe idade para ter um empresário. O atleta pode ser novo… com oito, nove, dez anos, isso não importa. Entretanto, não é comum os empresários fazerem assessoria para um atleta com essa idade. Por quê? O empresário calcula todos os riscos antes de investir em um atleta, portanto, antes de pensar em fazer um contrato, ele vai calcular as chances de lesões que esse atleta pode sofrer ou se vai decidir se afastar do futebol por algum fator externo, como alguma namorada ou algo parecido.

Todo empresário calcula esses riscos antes de investir em um atleta. Agora, veja o Neymar, Rodrigo, Ronaldinho. O que eles possuem em comum? Os pais deles, no caso, são ex-atletas que conseguiram empresários para seus filhos desde muito jovem, quando eram apenas crianças.

Esses empresários fizeram a parte comercial desses atletas, que é trazer clubes e fazer uma projeção para que o atleta sempre esteja empregado e jogando em clubes grandes. Se você já assistiu ao filme Dois Filhos de Francisco, que é do José de Camargo e Luciano, provavelmente percebeu a diferença na carreira deles quando conseguiram um empresário. O pai deles, inclusive, não queria trabalhar com empresário. Ele conseguiu fazer um contrato e acabou desistindo, mas, quando percebeu que sem empresário demorava mais para conseguir oportunidades, resolveu procurar por outro.

O empresário encurta o caminho do atleta, pois conhece diversos clubes, sabe quem precisa de atletas e, sem dúvidas, faz parcerias importantes. Então, quando o empresário resolve fazer contrato com o atleta, os clubes, que observam todos os detalhes dos jogadores em destaque, percebe que esse jogador é diferenciado. Inclusive, alguns empresários, como são ex-jogadores profissionais, conseguem ajudar e opinar na parte técnica dos seus jogadores. Ele já passou por todas as dificuldades que seus atletas precisam passar para se tornar um jogador de futebol profissional. Além do mais, conhece histórias sobre diversas situações envolvendo pessoas que conseguiram ter sucesso no futebol e o que precisaram fazer para conseguir. Também conhecem diversas histórias sobre situações de fracasso e o que é necessário evitar durante o processo. É necessário que você compreenda que as chances desses profissionais conseguirem fazer sua carreira dar certo é muito grande…

Como encontrar empresários? Normalmente, os empresários encontram os atletas por indicações. Alguém indica você para o empresário. Em outros casos, o empresário pode assistir uma das suas partidas e ficar interessado pelo seu futebol. Todo atleta precisa ter um DVD com suas melhores jogadas para o empresário analisar. E, depois de analisar todo o seu material, o empresário vai ter a convicção que você vai ser um jogador de destaque e decide fazer um contrato.

Por que alguns jogadores conseguem esses contratos tão jovens? É impossível encontrar um Neymar depois de adulto, pois, todo jogador que é diferenciado, faz contrato com algum empresário antes de chegar no profissional. Então, para esses atletas que são diferenciados, os empresários optam por fazer o contrato desde jovem para que no futuro diminua a concorrência com os grandes empresários mundiais por entender que existirá uma reciprocidade. Ele ajuda o atleta quando jovem e, no futuro, quando o atleta for uma estrela mundial, ganhará junto com ele. O empresário resolve fazer esse investimento, com suporte financeiro e dicas extra-campo, acreditando que o atleta conseguirá se destacar quando chegar no profissional. Então, quanto antes um atleta consegue um empresário melhor para sua carreira. Eu sei que é difícil conseguir, mas não é impossível.