Nesse texto iremos falar sobre os jogadores de futebol que, mesmo sem passar pelas categorias de base,  conseguiram se tornar jogadores de futebol profissional por causa da habilidade, dedicação e fé. O Grafite faz parte desta lista, pois, antes de se tornar um jogador de futebol, vendia sacos de lixo. Ele começou sua história no futebol profissional jogando na última divisão do Campeonato Paulista, pelo time Campo Limpo Paulista. Então, por causa da sua qualidade dentro de campo, conseguiu se transferir para o Matonense, Ferroviária, Santa Cruz, Grêmio, Goiás, São Paulo  e, no fim das contas, conseguiu chegar a Seleção Brasileira.

O Liedson, que jogou no Corinthians, Flamengo, Sporting (clube de Portugal) e na Seleção Portuguesa, trabalhava no supermercado como empacotador. Ele entrou para o profissional aos 22 anos, jogando em um time da Bahia, chamado Poções, e, depois disso, conseguiu se transferir para o Prudentópolis, Coritiba, Flamengo, Corinthians. Enfim, a Europa foi seu destino…

Mas o que é necessário para se tornar um jogador de futebol? É importante ter talento e dedicação. Todo atleta que se dedica o suficiente encontrará pessoas dispostas a ajudá-lo. Apesar disso, existem alguns que preferem ficar em casa, assistindo televisão e, mesmo sem ter atitude, acham que vão conseguir realizar seus sonhos. Não é bem assim que as coisas funcionam! É necessário buscar as oportunidades!

Temos dois exemplos de jogadores esforçados que conseguirão sucesso profissional. Eu poderia, inclusive, falar sobre outros milhares que  conseguiram se tornar profissionais sem passar pelas categorias de base, como, por exemplo, o Leandro Damião, Basílio e Gustagol. Lembrando que, para esses atletas, a questão da idade não foi nenhum problema para que eles continuassem se esforçando para alcançar seus sonhos.  

Confira, nos links abaixo, os jogadores que conseguiram se tornar profissionais sem ter experiência nas categorias de base:

Grafiti – História 

/

 Liedson – Lances

/

Gustavo – História 

/

Basilio – História 

/

Leandro Damião – História