Alguns jogadores, quando são abordados por empresários, costumam dizer: “tenho um cara que me ajuda, mas não tenho nada assinado com ele”. O empresário, quando recebe esse tipo de resposta, percebe  que o atleta não é  confiável. Ele vai pensar que você é do tipo de atleta que afasta as pessoas que lhe ajuda para obter novas oportunidades, seja de contrato ou na parte financeira.  Essa será a interpretação…

Então, caso o negócio aconteça, sem envolver essa pessoa que lhe ajuda, acha mesmo que o novo empresário vai valorizar seu trabalho ou vai usar seus serviços apenas pelo momento circunstancial que você vive? Ele vai fazer o negócio pelo simples fato de ser interessante naquelas circunstâncias, sem confiar em você.  Além do mais, isso pode trazer problemas para sua carreira, para seu futuro.

Ninguém precisa continuar com uma prestação de serviço na qual não está contente. Então, se você estiver insatisfeito com os trabalhos que o seu atual empresário está trazendo (a pessoa que te ajuda), é possível encerrar o contrato ou fazer um acordo. Isso também é válido para os empresários, se achar que o atleta não está correspondendo ao investimento. Não há nada de errado em encerrar o contrato, porém, é necessário fazê-lo com transparência e hombridade.

E, caso você opte por uma estratégia de negócio, trabalhando apenas com intermediários, que lucram com o negócio que traz para o atleta, também não é errado, desde que você deixe isso claro. No entanto, quando você opta por mencionar que tem “alguém que lhe ajuda, mas nada assinado” é como se quisesse se prevenir para no futuro poder ter respaldo que deixou claro que existia outra pessoa que gerenciava sua carreira.

Então, se você não quiser que as pessoas tenham uma interpretação ruim sobre seu caráter, sua conduta, não mencione desta maneira. Afinal, quando você opta por menciona é porque você tem um contrato ou alguma divida moral. Nessas circunstâncias, é necessário falar, sim. Agora, se você não tiver contrato e nem divida moral, não há necessidade de mencionar nada. Seja claro com o empresário, porque, fazendo isso, não vai prejudicar sua carreira, financeiramente falando. Às vezes, o empresário pode trazer negócios para você e os problemas podem aparecer no futuro….