A altura do atleta é um fator importante na seleção do clube? Sim, claro. Entretando, depende muito da posição. Caso você seja zagueiro ou goleiro e tenha menos que 1,70 (um metro e sessenta) é melhor optar por mudar de posição. Os clubes contratam apenas jogadores altos para essas posições. Eu desconheço um zagueiro ou goleiro que chegou a jogar por um grande clube sendo menor que isso e conseguiu se destacar.
Se você for pequeno e joga nas outras posições, acredito que a altura não faça diferença. Os jogadores diferentes conseguem oportunidades, sim. Quer exemplos? O Romário, Kante, Messi… não são jogadores altos, mas fazem ou fizeram bastante diferença dentro de campo. É importante você saber que precisará continuar fazendo a diferença. O avaliador do clube, quando for comparar você com outro jogador, se achar que os dois estão no mesmo nível, acabará optando pelo jogador mais alto. Mas por que a altura influência? Trata-se do padrão Europeu. Claro que não é apenas por esse motivo, mas, se você observar o futebol Europeu, vai perceber que a maioria dos jogadores são altos. Então, os clubes preferem os jogadores altos pensando em vendê-los para o mercado Europeu.
É importante você saber que vai precisar fazer a diferença, fazer acontecer. Então, se você conseguir fazer isso nos jogos, conseguirá passar por qualquer barreira. Não estou dizendo que não será difícil, seja para se tornar um profissional ou para chegar em um clube grande. Entretendo, depois que você conseguir mostrar seu valor, não encontrará mais problemas para conseguir oportunidades nos clubes. A altura pode dificultar no início, mas, depois que você começar a se destacar nas partidas, conseguirá evoluir no futebol. Agora, não esqueça que para zagueiros e goleiros não existe opções, é necessário ser alto para conseguir essas vagas. Não desanime por causa da sua altura, apenas trabalhe bastante com o objetivo de fazer a diferença nas partidas. Os jogadores pequenos, na maioria dos casos, são rápidos e conseguem executar as jogadas antes dos atletas altos, por isso conseguem fazer a diferença nos jogos importantes.