É possível conseguir oportunidade na base do futebol para seu filho. Entretanto, é extremamente importante avaliar alguns fundamentos da escolinha.
Por quê? Porque você não pode ficar trocando ele de local de treinamento sempre. Ele faz amizades e, com o passar do tempo, entra na rotina e depois é difícil para tirá-lo dali.
Talvez demore muito tempo para ele se adaptar em outro local. Em alguns casos, pode até não querer mais continuar jogando, porque começa a similar o futebol como uma coisa ruim. Existe diversas circunstâncias diferentes.
Eu costumo dizer que é necessário fazer 7 avaliações cruciais:
Localização: A escolinha deve ser próxima da sua casa, porque é cansativo levar e buscar seu filho todos os dias.
Ambiente: Um local seguro… que você não tem medo de deixá-lo por lá sozinho. Com pessoas responsáveis.
Referências: Qual é o desenvolvimento das crianças neste local? Eles evoluem bastante? Caso não… talvez não seja o local ideal.
Habilitados: As pessoas que treinam as crianças devem ter certificados. Então, são ex-jogadores de futebol ou formados em educação física?
Feedback: Converse com outros pais antes de matricular seu filho para fazer uma avaliação completo da escolinha.
Campeonatos: É importante disputar campeonatos federados relevantes, para que seu filho faça parte deste ambiente e consiga oportunidades em clubes profissionais.
Essas dicas são essenciais para o desenvolvimento do seu filho. Caso a escolinha não tenha esses fundamentos, é impossível que seu filho consiga evoluir e ingressar na base de um clube profissional será muito complicado.
Agora, você deve estar se perguntando qual é a última dica. Não é?
Essa dica é a mais importante. Estou falando do encaminhamento. A escolinha precisa ter parceria com clubes profissionais para fazer o direcionamento do seu filho, seja para fazer peneiras ou avaliações.
O problema das escolinhas de futebol
Normalmente, os técnicos e dirigentes das escolinhas conhecem muitos olheiros e técnicos, que, nos jogos importantes, comparecem para observar os atletas da escolinha e contratá-los.
Mas é difícil encontrar escolinhas assim.
A maioria não faz esses encaminhamentos. Eles passam os fundamentos do futebol, mas não fazem parcerias com clubes profissionais. Ou seja, os atletas daquela escolinha nunca são indicados e, consequentemente, nenhum olheiro pode observá-lo, uma vez que a escolinha não disputa campeonatos federados relevantes.
Infelizmente, existe escolinhas de futebol que pensam apenas no lado financeiro e acabam iludindo atletas e seus pais.
Fazendo pesquisas na internet
Quantos atletas ingressaram em um clube profissional por indicações da escolinha? Ninguém? Essa escolinha não é para o seu filho!
Seu filho precisa ser indicado. Fazer testes e avaliações para ele perceber que não é impossível conseguir oportunidade. Além do mais, é importante controlar sua ansiedade nos momentos que alguém estiver observando ele, que não seja do ambiente familiar.
É impossível não sentir frio na barriga. Ainda mais quando você vai fazer sua primeira peneira ou avaliação.
No período da base de futebol… seu filho deve estar em evolução constante e não pode se preocupar com essas questões. Ele não pode ficar frustrado e passar as categorias acreditando que não existe oportunidade no futebol, porque se for assim ele não terá a confiança necessária para superar as adversidade do futebol.
Os campeonatos na base do futebol
Quais campeonatos seu filho deve disputar na base do futebol? Campeonatos federados.
Por quê? Os olheiros do futebol consumam observar jogadores que disputam campeonatos federados relevantes. E, para ser sincero, alguns clubes preferem contratar apenas jogadores que já fazem parte deste ambiente do futebol.
Isso porque o atleta já sabe como funciona. Ele não precisa ser adaptado. Talvez com seus companheiros de clube, mas nem tudo será uma novidade e, por este motivo, conseguirá render mais.
Eu não estou dizendo que é impossível conseguir contrato com um clube profissional jogando em campeonatos não federados, mas pode ter certeza que será muito mais difícil para seu filho caso ele dispute apenas campeonatos varzeanos. É necessário que seja, pelo menos, um campeonato de expressão, para que ele seja visto por olheiros, técnicos e dirigentes do futebol profissional.
comentar