No inicio da carreira, independente de estar ou não fazendo parte de um clube renomado, é necessário estar participando, jogando nas competições oficiais. Se você não estiver jogando, sem dúvidas, estará perdendo muito, porque evoluímos quando nós praticamos. É fundamental atuar, disputar as partidas, saber como está seu desempenho. É impossível saber como está seu nível participando apenas dos treinamentos. É necessário disputar as partidas e buscar autoconfiança, ritmo e evolução profissional.

Chegar em um clube grande é bem complicado. Sem contar que, hoje em dia, o time profissional dos clubes grandes estão cheio de estrelas. Então, quando se faz uma partida contra eles, jogando por um time pequeno, é bastante complicado para vencer. Entretanto, são estes jogos que poderá dar a oportunidade de ir para uma equipe do mesmo patamar. O mais importante, porém, é conseguir chegar na equipe principal. Ou seja, se tornar um jogador profissional. O sucesso na sua carreira será uma consequência do seu trabalho, pois, todo atleta que se destaca, consegue se aproximar dos empresários e clubes.

O conselho que eu tenho para lhe dar, portanto, é que você esteja em um clube onde recebe oportunidades e chances real da titularidade. Eu tenho amigos que jogaram a vida toda nas categorias de base de clube grande, mas nunca conseguiram se manter como titular. Ou seja, não conseguiram vingar como jogador de futebol, pois quando a oportunidade chegou não conseguiu agarrar. Todos os jogadores de time grande precisa estar em um nível excepcional para poder superar a concorrência, que será seus próprios companheiros de equipe.

Nos times pequenos, por outro lado, é possível conseguir mais oportundades e, por causa do elenco reduzido, também é possível chegar mais cedo na equipe principal, com apenas 17 anos ou antes. Então, com apenas 18 anos ou 19, é capaz de ser titular do elenco  profissional. O atleta formado nas categorias de base de time grande, porém, tem mais dificuldade em se firmar na equipe profissional .

Em qualquer uma dessas situações, é importante buscar seu espaço.  Às vezes, você está em um clube grande e não joga todas as partidas como titular, mas está sempre jogando. O time grande, obviamente, tem muita estrutura e, por este motivo, facilita o trabalho e preparação do atleta, porém, se você chegar com 17 e 18 anos e perceber que o cenário no profissional não é favorável, aconselho procurar um novo horizonte, um clube que vai ter mais chances de ser titular. É necessário buscar se firmar na equipe principal o quanto antes. Ou seja, o primeiro passo é se firmar como profissional, e, depois disso, precisa se consolidar na carreira. O atleta precisa passar pela barreira do juniores, porque são poucos que conseguem passar desta fase.

Ninguém pode afirmar 100% quem vai ou não conseguir ser um jogador de sucesso. O atleta pode jogar em um clube grandem, mas nunca saberá se vai ou não conseguir sucesso na carreira. O importante é sempre buscar se desenvolver e, para conseguir isso, é essencaial adquirir experiências, evoluir e aproveitar as oportunidades.

Fora do futebol, uma pessoa que estuda, faz diversos cursos, sente vontade de vencer e está se qualificando para isso, podemos dizer que as perspectivas são mais previsíveis. Eu digo isso porque é diferente da carreira do jogador de futebol, que é influenciada por outros fatores extras-campos.  Então, busque um local onde você terá uma sequência para jogar.