É válido jogar na várzea quando está fazendo parte de um clube profissional, seja na base ou no profissional? Eu acho muito válido você jogar na várzea. Mas não qualquer tipo de várzea. Precisa ser uma várzea que tem ex-atletas, torcida. Então, quando você tem menos de dezesseis anos e joga com os adultos, adquiri desenvolvimento. Esse desenvolvimento, inclusive, não é apenas na parte técnica. No clube, você faz todo o fundamento e a parte técnica. No futebol de várzea, porém, adquiri autoconfiança. Sem dúvidas, jogar na várzea raiz é muito mais difícil do que você jogar no sub-15 de um time de categorias de base.
Por quê? Quando você joga na sua categoria, todos seus adversários possuem a mesma idade e estão no mesmo nivel que você. Sem contar que, nesses casos, não haverá uma pressão externa como existe na várzea raiz, que tem torcedores, bateira, partidas disputadas e cobrança para vencer. Sem dúvidas, o atleta jovem que joga contra adultos evolui muito. Além do mais, ser titular jogando com adultos não é fácil.
Fazendo isso, quando você tiver dezoito anos e tiver oportunidades no time profissional, não terá medo de jogar com os adultos porque já passou por isso jogando na várzea, talvez anos atrás, com pessoas que possuem mais força física.
O atleta que joga na várzea aprende a superar a pressão, surpreender as expectativas, jogar bem nas partidas importantes. Ele também desenvolve diversidade, porque aprende a jogar em campos bons e ruins. Em casos onde o jogador não é titular na equipe atual, o futebol de várzea pode ajudá-lo a pegar ritmo, o que é muito importante para um jogador de futebol. Eu não recomendo, porém, jogar na várzea na mesma categoria que já atua no clube. Sem dúvidas, fazer isso iria lhe ajudar em diversos pontos, mas seu desenvolvimento não será grande. Então, caso não seja para jogar contra adultos, opte por jogar nas categorias superiores. O Gabriel Jesus, que jogava no Palmeiras, com quinze anos jogava contra adultos na várzea. O Luisão, que jogava na seleção, com apenas quatorze anos jogava contra adultos. Esse processo fará você crescer no futebol.
Agora, vou falar sobre os cuidados que você precisa ter quando for jogar na várzea. Não fique fazendo firula, jogue sério. Ficar fazendo dribles faz com que o adversário seja violento, portanto, não fique driblando e nem menospreze seu adversário. Apenas jogue futebol, nada mais. Também não faça divididas. Evite sempre divididas, tire o pé. Observe se os jogadores adversários são violentos, e, caso realmente sejam, jogue apenas com dois toques na bola. Todo jogador de futebol precisa ser inteligente, portanto, é necessáro observar os adversários e pensar na melhor forma de jogar. Então, veja que não estou falando para você não fazer nada, apenas ficar observando seus adversários dentro do campo. Estou dizendo que você precisa ser inteligente, se preservar. É necessário também ter respaldo. É necessário jogar em um clube que vai brigar para vencer, discutir. Caso sua equipe não tenha isso, talvez seja perigoso para você.
Existe momentos que não é bom jogar na várzea. Quando você estiver fazendo a adaptação para o time profissional, com quase dezoito anos, apenas vai perder se continuar jogando na várzea. O objetivo principal de continuar jogando pela várzea é evoluir e, quando o atleta está chegando no profissional, dificilmente aprenderá alguma coisa na várzea. É necessáro pensar que você será uma promessa do clube, que estará jogando com atletas profissionais e vai precisar se destacar nas partidas.
Jogar pela várzea é arriscado, portanto, quando você está em momentos importantes pelo clube, não recomendo que você dispute campeonatos por fora. Além do mais, existe clubes que não permite que seus atletas joguem em outros lugares. Nesses casos, não jogue… evite essas situações. Diversos clubes, quando descobrem que seus atletas estão descumprindo o regulamento, optam por romper o contrato. Não são todos que fazem isso, mas, referente aos clubes grandes, praticamente todos fazem, sim.