Já parou para pensar se você é do tipo de jogador que, quando o treinador chama faltando cinco minutos para a partida terminar, acha que ele está querendo te colocar numa fria? Ou você é diferente? Em todas oportunidades, entra em campo querendo dar o seu melhor, mostrar seu valor, não se desanimando com o tempo que foi lhe concedido? Como você pensa? Agradece todas as oportunidades? Toda vez que você estiver em um amistoso ou em uma competição, pode ter certeza que está recebendo uma oportunidade importante de chamar a atenção do treinador adversário, dirigente e de todos que estão assistindo a partida. Ou seja, está tendo chance de mostrar seu trabalho para o mundo.
Todo atleta passa por momentos de vitrine, seja nas partidas oficiais ou treinos. Sempre tem alguém observando e, dependendo do seu desempenho, despertará interesse. Então, é necessáro agradecer esses momento e ficar atento, seja nos treinamentos, partidas oficiais ou nas dificuldades, porque toda vez que passa por uma dificuldade também está tendo uma oportunidade de superar o problema e sair fortalecido. A palavra “oportunidade” é muito poderosa quando encarada desta maneira e deixa o dia do atleta mais leve, porque quando encara tudo o que faz como uma nova chance, deixa de se preocupar com os obstáculos e começa as ver as coisas do mundo sempre com olhar positivo.
Toda vez que você consegue enxergar o que a vida lhe entrega, trabalhando para conquistar novos negócios, está se fortalecendo. Agradecer faz qualquer pessoa crescer. É comum ouvirmos os jogadores utilizando as frases nas entrevistas que “agradeço a oportunidade” ou “tive a oportunidade de bater um pênalti”. Esses comentários significa que o atleta sabe a importância dessa palavra e valoriza as oportunidades. O atleta de futebol precisa agradecer por exercer esta profissão desejada. No Brasil, quem não pensou em ser um jogador? Então, é necessário valorizar o hotel que você se hospeda, os locais de treinamento, etc. Existe jogadores que viajam para vários países e não aprendem a falar uma palavra do país, e, quando encerra a carreira, precisa pagar para fazer o curso, sendo que ficou um ou dois anos no exterior e muitas vezes não se esforçou para aprender algo novo.
É preciso ser curioso para aprender novos idiomas, culturas. Toda pessoa que aprende a valorizar tudo, consegue deixar mais leve sua vida para correr atrás de seus objetivos. Essas dicas são baseadas na palavra gratidão, saber agradecer e ver tudo como uma chance de recomeçar. O jogador de futebol é um artista e, portanto, precisa entrar na partida pensando em dar um show. Ele precisa pensar no que fazer mediante sua posição. Se ele for um volante, precisa marcar, roubar a bola, lançar a bola, usar a perna esquerda e direita. Precisa se diferenciar e mostrar seu trabalho para o torcedor e para o mercado da bola. Isso também ajuda você a se fortalecer no cenário futebolístico. Então, outros clubes também vão querer você. Em outras palavras, você mesmo precisa gerar suas oportunidades. No treinos, é necessário entrar sempre motivado. Os atletas que não se esforçam são observados pelos dirigentes, que ficam pensando que é necessário trazer outro atleta para a posição porque o atual não se esforça, não tem bom desempenho. Quando você vê as coisas como uma oportundade e não fica querendo justificar seus erros, ou lamentando sobre tudo, começa a se destacar dentro e fora de campo. Entretanto, quando opta por lamentar e não fazer seu melhor, pode ter certeza que será dispensado do clube.